domingo, 27 de julho de 2014

Os Vejários

Creio que estejamos todos enganados ao enquadrar a publicação Veja na categoria de revistas. Para mim ela se qualifica muito mais para ser um Boletim Informativo.

Boletins Informativos como se sabe, são publicações de entidades dirigidas a um publico especifico: dos lojistas. dos advogados, dos paroquianos, dos moradores de um bairro e assim por diante e até, por que não, dos seguidores de seitas. 

Para mim o Boletim Veja se assemelha àqueles dirigidos aos seguidores de seitas que neste caso são os Vejários.

Não existe ainda uma definição para Vejários. Vejários não tem começo, nem meio e nem fim. Não existe em nenhum vocabulário do mundo palavras que possam dar cor, forma, cheiro ou o que seja ao Vejário.

Isso me remete às narrativas bíblicas, onde no Livro de Gênesis, ficamos sabendo que Adão apontava para as coisas e dava a nome a elas: isso é uma galinha, aquilo uma minhoca, o outro um pedregulho. Apenas as nomeava sem saber de grupos, categorias, utilidades e afinidades.

Assim são os Vejários: não se sabe a que grupos pertencem, como são categorizados, em que são úteis e em que são afins.  Pelo que se vê devemos estar vivendo uma edição revisada do Gênesis. Em lugar de Pedros e Marias poderíamos chamar os Vejários de Croinc, Druintys ou Xyz que daria na mesma.

A única coisa que se sabe até agora é que alguns membros Vejários são historiadores do futuro, colecionadores de chapéu, filósofos de botequim e comentaristas de livros que só eles leem, e, é claro, seguidos por uma multidão de outros Vejários com cérebros  em forma de funil.

Essa deformidade, o cérebro em forma de funil, surge na fase pré-Vejário. A respeito do pré-Vejário já se sabe alguma coisa: são indivíduos que aos poucos perdem a capacidade de perceber a diversidade das coisas, e se tornam generalizantes.

O primeiro pré-Vejário de que se tem noticia foi encontrado em uma loja de tintas e que, ao pedir uma lata de tinta para o vendedor, ouviu a pergunta: de que cor? e ele respondeu: qualquer uma.

Este é o pré-Vejário: diz que não deveria existir quatro estações no ano e sim apenas a que ele gosta. Do mesmo modo não existem correntes políticas tais como esquerda ou direita, e não existem sete notas musicais pois conhece apenas o sambinha de uma nota só ( perdão Tom Jobim ).

Existem ocorrências em alguns raros pré-Vejários de pensar de modo binário, as vezes confundem ecologia com capitalismo ou guerra com genocídio, mas estes aos poucos se igualam a maioria e acabam por optar pelo pensamento único.

E é nesta crença no fim da diversidade que aos poucos tudo se torna como a saída de um funil que desagua nas páginas do tal Boletim Veja.

Fiquei sabendo de fontes fidedignas, que não posso revelar agora, que estudiosos já descobriram que os Vejários são uma espécie de Gremlins ao contrário. Na história de Spielberg os Gremlins eram seres que se multiplicavam pelo contato com a água, os Vejários, porém, se fundem uns nos outros. Sendo que o elemento catalisador são os votos nas urnas que, na medida que significam antes de tudo liberdades de escolha, acaba por juntar os Vejários em uma maçaroca disforme e inominável.

Tomara.