segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Escolhendo o candidato através de seu eleitor

A foto mais comentada da semana foi de um certo Antonio Mahfuz que aparece ao lado de Joaquim Barbosa em Miami e sob cuja foto o tal Antonio acrescentou uma estranhíssima legenda: “Sob a mesma luz que guiava os peregrinos no deserto! Renasce a esperança com o Justiceiro. Thanks God!”

Serviu pra sabermos ao menos de duas coisas:  que o sr Mahfuz é um mega condenado por calotes diversos e que Joaquim Barbosa deveria recolher-se à discrição que sua função exige em lugar de portar-se como um pop star e acabar pagando micos como aparecer sorrindo ao lado de um condenado, categoria de pessoas a quem ele se referiu como "não quer conversinha" e que merecem o ostracismo.

Chama a atenção também a tal legenda que é para mim uma mistura de fé religiosa ( "peregrinos no deserto" e "Thanks God" ) com justiçamento ( "Justiceiro" ) coisas que em principio não deveriam andar juntas.

E junto com tudo isso pude observar que tanto Antonio Mahfuz quanto seus contatos no Facebook chamam JB de Presidente da Republica e como não podia deixar de ser, esculhambam a pessoa do Lula e fazem um leitura totalmente irreal do Programa Mais Médicos. Não fui mais fundo em suas publicações por que não tenho muita paciência com miopia politica.

Não pude deixar de fazer uma conexão entre sr Mahfuz e a legião de Branca Leones que povoa não só o Facebook mas também os espaços para comentários nos portais de noticias e blogs web afora, desferindo todo tipo de baixaria e ofensas contra o atual governo federal, caluniando, difamando ofendendo moralmente a Dilma, o Lula e  todos aqueles que assumam posições em favor de um governo progressista.

Não cabe a mim julgar a personalidade e nem o carater de ninguém por conta de comportamentos isolados, por conta de manifestações pontuais sobre suas preferências políticas. Não é disso que quero falar.

Mas é preciso perguntar: por que pessoas que se parecem muito mais com guerrilheiros do que militantes políticos se descobrem simpáticos ao candidato A ou B?  De onde será que surge a empatia entre esse analfabetos políticos e os candidatos que defendem? Por que muitas dessas pessoas assumem a defesa destes candidatos xingando e agredindo de qualquer jeito os que deles divergem?

Eu se fosse candidato a qualquer coisa e tivesse simpatizantes homofóbicos, racistas, preconceituosos de todo jeito, eu me sentiria constrangido.

Vai daí que mesmo sabendo que esse meu Saúva não é nem um pouco influente e ainda mais que meus leitores e leitoras são raros e poucos, mesmo assim sinto-me a vontade para dizer uma coisa: se você é eleitor ou eleitora, de algum jeito você é um representante de seu candidato mesmo que não de maneira formal. Então nada melhor que cuidar da linguagem, dos argumentos, das reações, e enfim dos comentários, na defesa de suas ideias e daquele que você escolheu para ajudar a eleger.

Um candidato bacana só pode ter um eleitor bacana não é?