domingo, 8 de abril de 2012

A barbárie inocentada

Julgo que os legisladores ao debruçaram-se sobre a necessidade de se fazer uma lei para qualquer coisa devem levar em conta um sem número de circunstancias entre elas o momento histórico, os hábitos culturais, usos e costumes diversos e vai por aí afora.

É de se imaginar, portanto que uma infração ou crime não deva ser julgado dentro da estrita interpretação da lei, mas há que se considerarem as nuances de cada ocorrência. Caso contrário o julgador corre o risco de tornar-se apenas um "leitor de leis", um defensor de talião, do olho por olho e dente por dente. Um julgador assim é um acessório desnecessário.

Do julgador deve-se exigir uma boa dose de compreensão da natureza humana, senso de solidariedade, conhecimento das misérias dos homens para, sempre a luz da lei, mas não estritamente dependente dela julgar com humanidade. Desconfio que um julgamento isento deve sempre levar as imperfeições dos modelos de sociedade que vivemos e acima de tudo proteger sempre a parte que, por condições culturais, físicas e econômicas, é a mais vulnerável.

John Lennon - Be My Baby



The night we met I knew I needed you soAnd if I had the chance I'd never let you goSo won't you say you love meI'll make you so proud of meWe'll make 'em turn their heads every place we goSo won't you please

O Juiz da Veja

Carlos Ayres Britto, futuro presidente do STF, em entrevista para a Veja desta semana disse o que a grande e opocionista imprensa brasileira quer ouvir: que o julgamento mensalão sairá este ano, antes das eleições. E diz o "ayroso" ministro:

“O que me cabe é marcar a data tão logo o processo seja liberado para pauta. Quem libera é o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. Estamos em ano eleitoral e, como a imprensa já anunciou com base em uma declaração do próprio ministro Lewandowski, há o risco de prescrição. Então, é evidente que eu, como presidente, vou agir com toda a brevidade. Uma vez disponibilizado o processo para julgamento, providenciarei sua inclusão na pauta em 48 horas”

Tony Bennett & Amy Winehouse - Body And Soul

Official Ottawa Greek Festival (GreekFest) Flash Mob