sábado, 24 de setembro de 2011

O balé de sir Paul McCartney

Reproduzo, por sua importancia, artigo publicado no Brasil 247.


O ex-Beatle se aventurou no universo da dança clássica e criou sua primeira composição musical para o corpo de baile de Nova York; espetáculo estreia neste final de semana; assista ao vídeo

 

3 de Setembro de 2011 às 17:45

247 – “Não conheço Ballet, exceto por peças como O Lago dos Cisnes ou Quebra-nozes”, disse à BBC o ex-Beatle Paul McCartney, 69 anos, que compôs a sua primeira música para um espetáculo de dança. A peça chama-se Ocean's Kingdom e estreia nesta sexta-feira 23 nos EUA. Em entrevista, McCartney explicou que reuniu dezenas de canções que lhe pareceram agradáveis para a dança durante o seu processo de criação. O repertório foi composto e refeito algumas vezes pelo próprio artista, que ficou feliz com o resultado. 

A composição foi escrita a convite do diretor do Balé da Cidade de Nova York, Peter Martin. McCartney aceitou o desafio e também colaborou no roteiro do espetáculo, que narra um romance submarino através dos tempos. A filha do artista, Stella McCartney, também participou do projeto criando o figurino dos bailarinos. "Ocean's Kingdom" será lançado em CD pela gravadora Decca no próximo mês, a mesma empresa que em 1962 recusou um contrato com a banda britânica argumentando que as "guitar bands" já estavam fora de moda.