sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Neymar e Ganso ou Lula e Dilma?




E que me desculpem os santistas mas do jeito que as coisas estão agora no Brasileirão, se o campeonato terminasse hoje o Santos seria rebaixado, mesmo contando com dois dos mais festejados craques atualmente que são Neymar e Ganso. A reflexão a respeito disso é óbvia mas vale a pena lembra-la na medida em que, no futebol assim como em outras áreas, existem os radicais que em muitas medidas tornam-se cegos para as obviedades. 

Um time de futebol vencedor é composto de 11 jogadores sintonizados, sincronizados, valorizados e motivados por igual, uma comissão técnica isenta de preferencias pessoais na hora de escalar o time e uma diretoria interessada em manter sua torcida - razão de ser do futebol - satisfeita. 

E por cima disso tudo é necessária a presença de uma torcida atenta, exigente e colaborativa, imperdoavel nos desmandos e que saiba empurrar seus jogadores na hora do jogo. Por isso vencer no futebol vai um tanto além do que confiar em um ou dois craques. Uma lista razoavel de circunstancias favorece ou não a conquista de um campeonato.

Uma vez eu integrei a torcida de um time que estava atenta para todas essas circunstancias e que, por consequencia, viria a ser vencedora. Eramos uma torcida diferenciada, como diriam os cheirosinhos de Higienópolis. Manifestavamos quase que 24 horas por dia a nossa preferencia pelo nosso time.

Chegavamos mesmo a participar de várias palestras do tecnico. Houve uma delas que ocorreu em plena escadarias da Catedral da Sé. Me lembro como se fosse hoje. Lá estava eu no meio daquela multidão, acompanhado de minha familia. Era lindo se ver. Todos com bandeiras, camisetas, cantos de guerra, e cada vez que o time aparecia na escadaria, ou o técnico empunhava o microfone, gritavamos e aplaudiamos querendo dizer: contem com a gente, esse campeonato está no papo. Ao fim da palestra subimos a Brigadeiro até a Paulista, orgulhosos e confiantes na nossa vitoria.. Outros torcedores surgiam nas janelas e sacadas dos edificios e nos aplaudiam e vibravam com a gente. Não era possivel errar.

Depois fui morar em Porto Alegre e confesso que fiquei surpreso ao conhecer mais uma quantidade enorme de integrantes da torcida do mesmo time tão boa e tão motivada quanto a de São Paulo. Aos domingos pela manhã ficavamos todos reunidos na Redenção empunhando nossas bandeiras, vestindo nossas camisetas, reunidos em pequenas rodas de bate-papo ou caminhando exibindo com orgulho as cores do nosso time. Com esse gesto mostravamos aos nossos adversarios que estavamos cada vez mais unidos em torno da meta. 

E mesmo não tendo podido participar de outras paletras por lá, mesmo assim estive no meio de muitas manifestações publicas pelas ruas da cidade em favor do nosso time.

Tudo ia dar certo pois em nosso time jogavam os mais respeitados craques nacionais. Nossa comissão técnica era composta de pessoas capazes de identificar com clareza todas as fraquezas dos adversários, preparando o time para o jogo final. E a diretoria sabia do que a torcida precisava. E o mais bacana de tudo foi a inovação implantada por essa diretoria e que se tornou a base de muitas de nossas vitorias: a cada campeonato, nós torcedores, eramos chamados a escolher junto com a comissão tecnica quem seriam os jogadores escalados.

Enfrentamos algumas finais e perdemos, hora por nossos proprios erros, hora pelo jogo sujo dos adversários que contaram algumas vezes com a ajuda do juiz.

No entanto apesar de tudo e de todos finalmente vencemos um campeonato nacional. Depois vencemos outro e mais outro em seguida. E disputamos e vencemos com a mesma garra tanto campeonatos regionais como estaduais. Consolidamo-nos como competidores do melhor nivel, não imbativeis, mas que não se amedrontam diante do jogo sujo de alguns adversários sempre presentes em todos os jogos.

Mas com o passar do tempo a minha torcida, minha querida torcida, pareceu ficar satisfeita com apenas um ou dois craques e, se não chegou a desprezar os outros jogadores, deixou que o brilho de um ou dois ofuscasse o brilho dos demais.

Essa torcida, cuja garra e alegria estão guardadas para sempre em meu coração, parece que acomodou-se, baixou a guarda, perdeu a garra ou , vá lá quem sabe, passou a ficar muito certa da vitoria para sempre. E começou a comportar-se de tal maneira confiante que largou sua natureza vigilante e exigente, relaxou e partiu para a mera provocação do adversário, usando aqui e ali os mesmos metodos que estes.

Do mesmo jeito que a torcida, tambem a comissão técnica e a diretoria voltaram-se para afazeres estranhos àqueles que eram o desejo dos torcedores. E enquanto isso permitiram que torcedores contrários começassem a frequentar nossas reuniões, tomando posição de destaque e até mesmo participando da escalação do nosso time. 

Tudo saiu dos eixos e, para mim, a excessiva confiança em apenas um de nossos craques, está permitindo que esse acredite em demasia nas suas habilidades e seu destino vitorioso a ponto de chegar a sugerir que nós, os torcedores, não devemos mais votar em favor dos jogadores que queremos ver em campo.

Meus amigos torcedores deixemos um pouco de lado essa acomodação de torcedor que hora despreza o adversário e hora fica procurando desculpas esfarrapadas, como culpar o juiz sempre, para justificar nossas derrotas.

Vamos de novo pra rua com nossas bandeiras e camisetas, vamos pra frente da sede do nosso clube. Mas dessa vez para exigir da nossa diretoria e da comissão tecnica que retomem as mesmas orientações e o mesmo estilo de jogo que nos levaram a tantas e inesqueciveis vitorias. Estou preocupado com essa acomodação dos excessivamente confiantes, com esse pouco caso a respeito da habilidade dos adversários, que não necessariamente são desonestas.

Precisamos montar guarda, fazer vigilia, mostrar que estamos ativos e atentos. Mostrar que a torcida é e sempre será a razão de ser de qualquer campeonato, de qualquer time. Não haverá jogo se a torcida se desfizer. Não existirão craques se a torcida não os reconhecer e não escala-los. O clube depende e sempre dependerá de nós. Precisamos parar de dar desculpas estapafurdias por nossas derrotas. 

De minha parte eu digo que o amor pelo meu time não morrerá jamais, ao que eu saiba não existe ex-torcedor. Mas não estou gostando nem um pouco dessas escalações e do excessivo brilho que se quer dar a um ou dois craques. Ninguém joga sozinho. Eles precisam de nós e devem ouvir-nos. Vamos lá.

Quem quiser entender que entenda.

Fiquem em paz,

Jonas