terça-feira, 7 de junho de 2011

É um direito dos bebês




Semana passada pude ler no Escreva Lola Escreva (aqui e aqui)  o inicio de uma polemica entre a dona do blog e o Marcelo Tas do CQC ( preciso fazer a ressalva de que leio com alguma frequencia a Lola mas assisto com frequencia nenhuma a idiotice do programa comandado por Tas), polemica gerada em razão de comentários feitos no programa citado sobre mães que amamentam seus filhos em publico.

Ninguem pediu minha opinião sobre isso, aliás quase nunca alguem pede minha opinião sobre alguma coisa, mas como em outras vezes eu me sinto no dever de colaborar com a discussão dizendo coisas que ocorrem a mim, mas me parece que não ocorrem aos outros envolvidos.

Evidentemente está muito certa a Lola em deduzir que existe um forte viés machista nos comentários nada elegantes que fizeram os moços do ( arrgh ) CQC, uma vez que os mesmos misturaram estética, beleza plastica e outros atributos que todas as mulheres podem ter, com a pratica da alimentação, via seios, que mães zelosas e amorosas não se negam em oferecer aos seus pequeninos seja onde for.

Evidentemente está muito errado o sr que já citei, juntos com seus auxiliares, que em resposta à Lola ameaçou denuncia-la à Justiça por calunia e difamação, demonstrando assim que além de não saber distinguir entre gesto maternal e apelo sexual, também não entende nada sobre liberdade de expressão, é intolerante, retrogrado e repressor.

E andei lendo muitos outros blogs que uniram-se à Lola em seu protesto ( podem ler aqui, aqui, aqui), textos escritos com muita competencia e indignação falando sobre essa obviedade oceanica que  é manter uma criança viva através da alimentação.Nesse caso especifico com leite materno.

(( E sou obrigado a abrir uma parenteses para comentar o que saiu no portal da Globo ( vejam aqui ) em que profissionais das reporcagens que costumam ocorrer nos bastidores da outrora platinada, deram uma linha inteira em que desconhecem mãe como ser humano. Está escrito lá: cerca de 40 mães e 100 pessoas estiveram..... Há algo de seriamente podre na relativização que estão fazendo sobre esse assunto...fecha parenteses))

No entanto e apesar de tudo considero que há um equivoco nessa discussão uma vez que estão tornando o acessório principal e o principal virou acessório.
Para mim o que é acessório nisso tudo é a exposição do seio por aquelas mães que querem amamentar seus bebês. E é acessório na medida que o fato principal nisso tudo são as necessidades do bebê.

Como se sabe um bebê não tem nenhum controle sobre sua vida. Isto o torna não apenas totalmente dependente mas faz com que todas suas necessidades sejam urgentes e inadiáveis. Não fosse por isso as fraldas não teriam sido inventadas e além disso criam-se cada vez mais mecanismos de proteção e auxilio no desenvolvimento dos pequeninos. É nesse contexto que deve ser colocada a amamentação seja em lugar publico ou reservado. Para a mãe não resta alternativa senão atender os resmungos de seu bebê quando a fome bate em seu pequeno estomago. Não importando nada se isso acontece no metrô, no shopping ou em casa. Ele está com fome e precisa ser saciado. Ponto.

Ao misturarem alhos com bugalhos e desviarem o foco do que realmente se trata o gesto de amamentar um pequenino, os autores dos comentários tornam menores a nobreza e a força contidas na maternidade e parecem querer dizer que atender as urgencias de um bebê é algo que pode ser adiado em favor da estética e da plastica. Isso é desumano.

Em tempos que tantos direitos são discutidos e defendidos, impressiona que o direito dos pequeninos e indefesos sejam tratados com tão pouco caso e cinismo.

Fiquem em paz.,

Jonas