quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Carta de um brasileiro

Surgiu um projeto, alías acho que já deixou de ser projeto pois está posto em pratica, de fazer chegar à Brasilia no dia 01 de janeiro de 2011 pedidos, sugestões, idéias etc ao presidente.

É uma iniciativa desvinculada de partidos politicos e de orgão publicos aumentando portanto sua credibilidade e expectativa de exito. Quem quiser participar é só ir até o site: http://www.cartadeumbrasileiro.com.br/ 

Neste mesmo local é possivel ter informações diversas e ler os pedidos já efetuados.

E aqui vai uma critica minha: muita gente, mas muita gente mesmo, ao invés de se agarrar a uma oportunidade de fazer e dizer coisas produtivas e importantes, aproveita para fazer partidarismo, xingar, agredir, e dizer coisas sem o menor fundamento, ao invés de convidar para um debate sério os milhares de problemas de nosso pais.

Isso tudo é lamentável mas acreditemos que por hora estamos colhendo o que foi plantado. Há que se  acreditar no próximo plantio, quando colheremos melhores frutos, certamente.

Copiado do blog do Beto Bertagna.  



Três horas de caminhada pela manhã, percorrendo em média 15 km, parada para almoço e mais 15 km no período da tarde. As pausas são apenas para entrevistas e conversas com a população. Assim tem sido a rotina do professor de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, que segue a pé de São Paulo a Brasilia para entregar à presidente Dilma a “Carta de um brasileiro”. 

Até o momento, ele já andou mais de 200 km.Apesar de preparado, o professor entende que caminhar bastante exige um processo de adaptações “a estrada em si tem desníveis, o que faz com que o corpo fique mais inclinado do que numa caminhada comum”, explica. Fora isso, as diferenças climáticas  também alteram o desempenho do indivíduo, conta ele. “Escolhemos começar a andar mais cedo, às oito da manhã, porque o sol é menos forte”.Backer começa agora a ganhar massa muscular o que o fez engordar um quilo. “Bebo líquidos a cada quinze minutos, como me recomendou minha nutricionista. Pode ser água de coco, água mineral, maltodextrina, suco, tanto faz. 

O importante é repor líquido a todo momento. Devo terminar a caminhada do dia com os mesmos quilos que estava quando iniciei. Se percebo que perdi, reponho em líquido”, conta ele.Contatos com o médico, nutricionista e preparador físico acontecem por telefone. A caminhada tem sido tranquila e ainda não foi preciso trocar de tênis, mas segundo recomendações do preparador físico Vanderlei Carlos Severiano, mais conhecido como “Mestre Branca”, serão mais de três até o final do trajeto, dia 1º de janeiro em Brasília.

Tal esforço é parte do projeto “Carta de um brasileiro”, movimento que partiu de São Paulo no dia 21 de novembro rumo ao Distrito Federal com o objetivo de recolher cartas, pedidos e reivindicações do povo ao longo do caminho para entregar a presidente eleita Dilma Rousseff no dia da posse. Os brasileiros podem fazer seus pedidos pessoalmente para o professor ou pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, além de acompanhar a caminhada pelas redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter. 

O endereço online oferece também os resultados da pesquisa desenvolvida pelo IBOPE no mês de outubro, onde foi perguntado a 2002 de 140 municípios de todo o país: “se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?”. As respostas destacaram a saúde como preocupação nacional e a educação como top of mind. “Carta de um brasileiro” é um movimento desvinculado de partidos ou instituições oficiais que busca criar uma nova forma de participação popular na política. O movimento busca dar voz a todo e qualquer cidadão que queira se posicionar diante do novo governo, fazendo do Brasil um país que entende que o papel dos individuos vai além das urnas.