sábado, 25 de setembro de 2010

Caçando pipas e verdades

O livro Caçador de Pipas de Khlaed Hosseini é a narrativa de uma bonita amizade existente entre dois homens, amizade nascida ainda na infancia e que durou a vida toda. Daquelas amizades que envolvem segredos, renuncias, traições, assunção de culpas em favor do outro, arrependimentos, perdas e rompimentos. Amizade incondicional e que eu chamaria de amor. Quem não leu o livro deve ler, vale a pena.

Para mim um dos momentos mais marcantes dessa história é quando Amir – um dos amigos – descobre que seu pai ocultou dele, a vida toda, o fato de que o seu amigo Hassan era na verdade seu irmão..

E Amir diz sobre o pai ( cito de memória) : que o pai cometera contra ele, Amir, o maior crime que se pode cometer, roubara-lhe a verdade
.
Contundente essa definição de Amir: roubar a verdade!

E porque Amir é tão contundente? Por que  durante boa parte de sua vida Amir percebia que o seu pai tratava Hassan muito melhor que ele mesmo e isso o fazia sentir ciumes. Então Amir montava armadilhas e mentiras para fazer o pai gostar menos de seu amigo Hassan. Foi infiel e desleal. 

Amir sentiu-se mal muitas vezes. E agora percebia os muitos erros que cometeu. Amir entendeu que durante muito tempo viveu preso a uma mentira e por isso foi infeliz. Foi escravo de maus sentimentos. Não tinha a alegria da liberdade. Errou por causa de uma mentira.
 
Por isso é na direção da verdade que deveriam caminhar todos os responsáveis pela difusão de conhecimento. Sejam os professores na trasmissão do conhecimento academico, sejam as midias na divulgação de conhecimentos gerais.

Muitas vezes não é o que se vê. Deixando de lado as questões academicas pela complexidade envolvida no processo de educar as pessoas, e olhando apenas para as midias ( jornais, tv´s e revistas) cujos donos, ao sabor de seus interesses – que as vezes são legitimos apenas em si mesmos – acabam por interferir na divulgação de uma informaçao e terminam contando mentiras. Sendo portanto um roubo da verdade e que ao ser cometido retira do meio em que está a capacidade de se discernir, de se conhecer a história, de se ter referencias.

É serissimo, para não dizer vital, o trabalho dos jornais, das revistas e das televisões pois lidam com informação e conhecimento e consequentemente lidam com a verdade. Pode ser de responsabilidade deles, em algum  momento da história, o destino de um povo inteiro. Precisam ter a percepção que a ausencia da verdade leva a erros – por causa do desconhecimento - muitas vezes insanáveis e que geram mais erros e mais mentiras. Além disso ao cometerem erros, lembremo-nos de Amir, os individuos tornam-se infelizes, incapazes de lidar com alegria e satisfação com as próprias vidas. Tornam-se escravos de algo que não conhecem e, sendo deconhecido, não pode ser combatido.

Fiquemos atentos e tenhamos firmeza na busca da verdade, pois é da verdade que depende a liberdade.

Não é possivel idealizar uma sem a outra. 

Tem uma música dos Beatles que eu acho que já publiquei aqui chamada All You Need Is Love que diz exatamente isso: não há nada para saber que não possa ser sabido, não há nada para ver que não possa ser visto, tudo que você precisa é amor. Curtam.
Fiquem em paz

Jonas